domingo, 10 de maio de 2009

Soube-me a pouco e soube-me a tanto!...




Às vezes aqui faz frio... Às vezes lá faz mais frio

Queima das Fitas 2009 - noite 1

E a queima deste ano abriu com mais um concerto dos Xutos e Pontapés... ou melhor, mais um concerto em que os Xutos apresentam um novo álbum...
Não vou dizer mal nem dos Xutos nem do novo álbum nem sequer do concerto. Contudo, parece-me que os grandes senhores do rock português deviam arranjar alguém mais habilitado para estruturar os seus concertos.
Já tenho reparado que os últimos 3 ou 4 concertos dos Xutos em semanas académicas seguem o mesmo padrão e, desta vez, decidi-me a analisar aquilo de que já me tinha vindo a aperceber.

Num total de 24 músicas que eles tocaram, só 11 eram conhecidas (menos de 50%...). Ora, o pessoal em semana académica quer é cantar e saltar para exorcizar todo o stress e não estar apenas a ouvir músicas novas (por melhores que sejam).
Além disso, foi também notório que os Xutos atravessam uma verdadeira crise existencial (Quem é quem?, Tétris anónimo,...). Deprimidos já andamos todos nós!...
Se queriam começar com músicas novas, que começassem com músicas mais mexidas para animar o pessoal! A primeira música conhecida foi a número 7!...
E depois, zás!... outra nova. Bem, há que ser justa... a sexta música era das velhinhas... mas era tão velhinha que também ninguém conhecia!... :P

A diferença entre as músicas conhecidas e as novas via-se pela agitação do público e da quantidade dos braços no ar!
Mas para que tirem as vossas próprias conclusões, segue a sequência das músicas conhecidas no concerto.

7, 9, 13, 15, 16, 17, 18, 21, 22, 23, 24



Queima das Fitas 2009 - noite 2

Não conhecia os Deolinda, mas são a prova de que um concerto para ser altamente espectacular o pessoal não tem que conhecer as músicas! 5 estrelas!
Quanto aos Morcheeba... fraquinho... A nova vocalista, coitadinha, era esforçada mas... para além de não ser a "Ski" (como ouvimos alguém chamar-lhe), não tinha a energia nem o pedal da Ana Bacalhau!


Queima das Fitas 2009 - noite 9

ALTAMENTE! :D:D:D A melhor noite de todas!

O céu estava escuro, mas era de noite! :P E não se podia passar uma queima sem uma chuvinha!
O concerto foi altamente! O único defeito de um concerto com artistas variados é cada um cantar menos.
"Soube-me a pouco" e "soube-me a tanto"!...

Para o ano há mais! :)

2 comentários:

rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rosa disse...

Eu gostei dos xutos, dos deolinda, da sonoridade dos morcheeba (apesar da vocalista, coitadinha). Gostei muito da Lúcia Moniz e do Jorge Palma, mas acho que deviam ter cantado mais. Como disse o Godinho, soube-me a pouco. Eu gostei da nossa mini-queima, dos nossos jantares e das nossas mini-alucinações :)